




SEJAM BEM VINDOS
www.varpa.com.br

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Varpa é um distrito situado no sul do município brasileiro de Tupã, estado de São Paulo, conhecido por concentrar uma comunidade de imigrantes letões (ou letos) e por sua riqueza em recursos ecoturísticos.
A história A origem do nome
O povoado foi colonizado por imigrantes provenientes da Letônia, país europeu situado na costa do Mar Báltico. Os colonizadores eram predominantemente religiosos batistas. Estabeleceram-se na margem direita do Rio do Peixe, a partir de novembro de 1922, fundando a colônia de Varpa e a Corporação Evangélica Palma (atual Fazenda Palma).
A origem do nome
O nome letão varpa significa espiga. A idéia seria que outras unidades se ligassem à unidade (colônia) principal, como a formação de uma espiga.
A chegada dos letos
Localização da Letônia na Europa.
Consta que os imigrantes desembarcavam da Europa no Porto de Santos e após viagem de cerca de 22 horas pela Estrada de Ferro Sorocabana, desciam na estação Sapezal (vila do atual município de Paraguaçu Paulista), terminal até então, e caminhavam 31 quilômetros pela mata até chegarem à colônia.
Leia mais sobre Varpa em Wikipédia.

EXPEDIÇÃO VARPA
A Expedição Varpa promove o eco-turismo e passeios de kayak na cidade de Varpa-SP, mostrando a história dos imigrantes letos no Brasil.

MAIS FOTOS
“O grupo desce o Rio Pintangueira até o Rio Tubon de caiaque, uma experiência radical para aproveitar as maravilhas da natureza. Saindo do Rio Tubon, o grupo segue o passeio em uma Kombi toda personalizada, para as paradas turísticas do distrito. Em seguida, seguem para Palma, finalizando o percurso que tem duração de 4 a 5 horas, novamente no barracão, com um almoço típico da culinária local”.